Nutrição: Curso, Como Se Tornar Um Nutricionista, Salário E Bolsas

· 3 min read
Nutrição: Curso, Como Se Tornar Um Nutricionista, Salário E Bolsas

Profissional humanista e crítico, capacitado a atuar na Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Coletiva e Alimentação Coletiva visando à Segurança Alimentar e Nutricional e à atenção dietética. Clínicas, hospitais, restaurantes, empresas, academias, escolas, prefeituras e universidades são alguns dos espaços que requerem o profissional nutricionista. Além de atendimentos individualizados, o nutricionista pode trabalhar com grupos. Nesses casos, normalmente atua na administração dos serviços prestados à população e em parceria com outros profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos, a fim de garantir a saúde integral dos pacientes. O currículo básico do curso de Nutrição envolve disciplinas da área médica, como bioquímica, fisiologia e anatomia.
masterway suplementos
Além dessas possibilidades, o nutricionista também pode oferecer atendimento em consultório e assessorias para atletas. A faculdade de Nutrição tem uma carga horária considerável de atividades práticas em laboratório e, para se formar, o aluno precisa realizar estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por fim, o nutricionista pode trabalhar em programas de saúde pública, atuando na prevenção de doenças relacionadas à alimentação e na promoção de hábitos alimentares saudáveis na população em geral. O nutricionista também pode trabalhar em hospitais, clínicas e instituições de saúde, atuando na elaboração de cardápios para pacientes internados, bem como na orientação e acompanhamento nutricional de pessoas em tratamento de doenças.
Além disso, os estudantes de nutrição também estudam sobre as principais doenças relacionadas à alimentação, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras, e como a alimentação pode auxiliar no tratamento dessas doenças. Tudo vai depender do seu comprometimento profissional, da especialização escolhida e da região de atuação. Contudo, podemos nos basear em alguns dados, como os valores fornecidos pela tabela de honorários da Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN). Vale a pena falar também do panorama do mercado de trabalho na área de Nutrição. Já parou para pensar que a alimentação é uma necessidade básica do ser humano? Então, o nutricionista sempre terá demandas nas mais diversas áreas e especialidades que mencionamos.

Nutrição


Com isso, você consegue ingressar no mercado de trabalho, antes mesmo de concluir a graduação — o que proporciona mais experiência profissional, ampliando a possibilidade de aprender mais, conhecer pessoas e começar a sua carreira com o pé direito. Os alunos da Anhanguera têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal que oferece diferentes vagas de estágio e emprego em várias regiões do país. O mercado é muito volátil e está baseado principalmente nas tendências e comportamentos de consumo.



Eles também podem realizar estágios em hospitais, clínicas, escolas e empresas, onde aplicam na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Após a formação, o nutricionista pode atuar em diversas áreas, como em hospitais, clínicas, consultórios, escolas, indústrias alimentícias, entre outras. Ele pode trabalhar na elaboração de cardápios, no atendimento individualizado, na promoção de programas de educação alimentar, na pesquisa científica, entre outras áreas. O perfil acadêmico-profissional do egresso do curso de Nutrição da UFOB se caracteriza pelo Nutricionista, com formação generalista (considerando a amplitude e abrangência do conhecimento na área).

Nutrição


Outra tendência, nesse sentido, é o atendimento domiciliar (home care), que se torna preferencial devido ao conforto e comodidade. Quem gosta da área acadêmica pode seguir carreira enquanto docente ou pesquisador. Geralmente, são nutricionistas que dão continuidade aos estudos após a graduação, por meio de especializações, mestrado e doutorado — como explicamos lá no início. O nutricionista atende em consultório particular, em clínicas especializadas e em outros espaços que contam com equipes de saúde e multiprofissionais. O curso de Nutrição da Unopar, inclusive, tem uma infraestrutura de ponta que fornece a melhor formação aos seus estudantes.
A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso. No entanto, o nutricionista pode sugerir suplementação de nutrientes, seja porque o paciente tem uma dieta restrita (vegetarianos, por exemplo), seja em função de objetivos específicos, como competições esportivas. Enquanto o nutricionista é o profissional graduado em Nutrição, o nutrólogo é graduado em medicina com especialização em nutrologia.
Na área hospitalar, os profissionais têm um papel especial, já que são responsáveis por elaborar cardápios para pacientes com dietas restritivas, coordenando equipes da cozinha do hospital. Ao considerar esses aspectos, podemos afirmar que a profissão conta com um mercado de trabalho em expansão. Na prática, o trabalho contempla desde a medição da quantidade de nutrientes consumidos até a preparação dos alimentos, incluindo verduras, legumes, frutas, cereais etc.